10 dicas para melhorar a produtividade do time de vendas

Ter um time de vendas produtivo é o desejo de toda empresa, afinal, quanto melhor a equipe performa, maior é o faturamento. Mas existem épocas em a produtividade diminui, as vendas não acontecem e você precisa dar um “up” no moral dos seus colaboradores para que eles tomem novo fôlego. Dessa forma, o gráfico do desempenho de vendas vai marcando seus altos e baixos.

Pois saiba que você não precisa viver nessa constante ondulação de resultados. É possível manter o rendimento do seu time de vendas em alta o tempo todo, garantido resultados excepcionais.

Continue a leitura deste artigo e saiba como alcançar esse objetivo:

1. Converse com o seu time de vendas diariamente

Reuniões diárias de alinhamento podem ser bastante motivadoras para o seu time de vendas. Deixe que as pessoas exponham suas dificuldades, ouça, dê conselhos e esteja sempre disponível para ter um diálogo aberto e franco.

Lembre-se, ainda, que o recomendado é ir direto ao ponto, sem muito rodeio: seja objetivo durante a conversa e explique claramente os assuntos em pauta. Essa simples ação deixará os colaboradores mais atentos ao tema tratado, contribuindo com a produtividade geral da equipe.

2. Forneça feedbacks

Tão importante quanto reunir periodicamente a equipe está a questão do feedback, que nada mais é do que um retorno fornecido pelos diretores ao time de vendas, especificando o que está correto e o que pode ser melhorado.

Por meio dessa prática, é possível potencializar o trabalho da equipe, que saberá exatamente o que necessita de atenção especial e o que precisa ser aperfeiçoado.

Mas tenha cuidado redobrado na forma de abordagem e no local em que será passado o feedback. Por exemplo: jamais emita críticas, mesmo que construtivas, na frente de todos. Já elogios são sempre bem-vindos, independente do ambiente.

3. Trace metas individuais e coletivas

Pense: como saber onde chegar se não existe nenhum tipo de objetivo em comum? Perceba, nesse contexto, que as metas são fundamentais dentro de uma organização.

Afinal, pessoas sem objetivos claros acomodam-se e acabam sendo levadas pelas maré. Se você não quer ver seu time de vendas à deriva, trace metas individuais e coletivas de curto, médio e longo prazo. Ter metas diárias pode ser uma boa forma de motivar o seu time logo pela manhã, o direcionando para o trabalho sem perda de tempo.

Vale ressaltar que é fundamental estabelecer metas reais e possíveis, que podem de fato ser alcançadas pelos colaboradores. Caso contrário, a metodologia terá um efeito negativo na equipe, desestimulando-a.

4. Aposte no sistema de recompensa

Complementando as informações apresentadas neste artigo, em tópico anterior, que tal adotar o sistema de recompensa na empresa? Para evitar o atrito, o recomendado é criar dois tipos de bonificação por produtividade: um individual e outro coletivo. Isto é, existirá metas para o colaborador e para toda a equipe.

Esse mecanismo não só incentiva o time de vendas, aumentando o desempenho, como também fortalece a cooperação e integração entre a equipe, uma vez que para bater a meta coletiva é preciso dedicação conjunta.

O resultado é um negócio com colaboradores satisfeitos, fator que ajudará a alavancar as vendas, aumentando a rentabilidade e consolidando o nome do empreendimento no mercado.

5. Delegue responsabilidades

Nada mais prejudicial à produtividade de uma equipe de vendas do que ter alguém fiscalizando o trabalho o tempo todo. Você teve todo o cuidado de recrutar, selecionar e treinar esses profissionais, então dê a eles um voto de confiança e delegue responsabilidades.

Além do mais, não se esqueça que um verdadeiro líder reconhece o potencial da sua equipe e acredita na capacidade dela de obter resultados diferenciados. Mas, para que isso ocorra, você precisa dar a devida liberdade para que os colaboradores executem sozinhos a função transferida.

6. Mantenha o foco na qualidade

Pressão por metas irreais e baseadas somente em crescimento da carteira de clientes mina a motivação do seu time de vendas. Melhor do que converter dez clientes que comprarão uma única vez é converter dois que serão fiéis à sua empresa por um longo tempo.

Para obter êxito nessa tarefa, o ideal é apostar na qualidade dos produtos e serviços prestados, cativando o consumidor e, consequentemente, tornando-se referência no segmento. Aqui aquela máxima que diz que “qualidade é melhor que quantidade” faz pleno sentido.

7. Tenha um bom sistema de CRM

Para manter seu time de vendas produtivo você deve dar o suporte tecnológico adequado, que favoreça um trabalho mais ágil e elimine as burocracias do dia a dia. O Customer Relationship Management (CRM) é uma das soluções imprescindíveis para que isso aconteça, pois mantém a memória de todos os contatos com leads e clientes e ainda facilita o resgate de dados e informações com muito mais agilidade.

8. Integre CRM e e-mail

O e-mail já passou de uma grande solução de comunicação para um dos maiores problemas de produtividade da atualidade. Isso porque não conseguimos gerenciar tantas mensagens quanto recebemos.

Por esse motivo, procure um sistema de CRM que permita a integração com sua ferramenta de e-mails, facilitando a segmentação de clientes, bem como o envio de mensagens personalizadas a cada lead e consumidor.

9. Realize treinamentos

Enganam-se aqueles que pensam que investir em cursos e treinamentos para a equipe é uma perda de tempo. Com tanta concorrência e com um público cada vez mais exigente, fato é que oferecer mais capacitação para os colaboradores deixou de ser um diferencial e passou a ser requisito para se manter competitivo.

Afinal, os treinamentos são capazes de torná-los mais produtivos, contribuindo com a empresa como um todo. Por isso, não perca mais tempo e invista em cursos que aprimorem as aptidões e habilidades do time de vendas.

10. Alinhe seu time de vendas ao marketing

Chega de brigas entre os departamentos de marketing e vendas. Se sua empresa quer realmente gerar valor para os clientes e escalar vendas, precisa entender que os dois times jogam do mesmo lado e têm um único objetivo: gerar receita. Sendo assim, adote a cultura do Smarketing (ou vendarketing), alinhando objetivos, metas e conceitos entre marketing e vendas para que eles trabalhem em conjunto.

Produtividade tem tudo a ver com a postura que você adota como líder do time de vendas da empresa. Se você está constantemente buscando novas formas de motivar e recompensar sua equipe pelo trabalho feito, fatalmente poderá contar com uma equipe campeã e obter resultados surpreendentes.

Agora é a sua vez! Como anda a produtividade do seu time de vendas? Comente neste post e divida a sua experiência: