Tendências: o que esperar do Marketing Digital em 2022?

Entenda quais as principais tendências do marketing digital em 2022 e como sua empresa pode se preparar!

Na virada de cada ano, gestores e empreendedores de todos os segmentos aumentam seu interesse nas tendências e inovações de marketing digital.

E o marketing digital em 2022 não será diferente.

Especialmente por conta dos efeitos da pandemia, que ainda persistem em muitos negócios, que precisaram se readequar a uma nova realidade.

Para fazer um plano sólido em um curto prazo, é importante ficar de olho em onde você está indo a longo prazo.

O futuro do marketing digital será mais diversificado, inclusivo e conectado às necessidades reais dos clientes.

A tecnologia continua avançando em um ritmo rápido, então, é claro, muitas dessas tendências estão focadas em tecnologia. Porém, há um desejo de tornar o marketing mais humano.

Que tal conferir as principais tendências do marketing digital em 2022? Confira nossa lista!

5 principais tendências do marketing digital em 2022

Separamos as 5 principais tendências do marketing digital em 2022. Criamos a lista após um mergulho no mercado e na busca das empresas por agregar valor à sua comunicação. Confira!

1# Um passo além para a Inteligência Artificial

Empresas varejistas, financeiras e da área da saúde já estão começando a usar inteligência artificial em suas estratégias de marketing.

Embora a IA seja mais frequentemente usada em automação de marketing para automatizar tarefas básicas, as empresas também estão explorando a IA para prever o que os clientes possivelmente comprarão no futuro — com base em suas compras anteriores e histórico de navegação.

Para 2022, nossa dica é procurar maneiras de usar a IA em combinação com SEO e outras estratégias de marketing digital.

É uma forma de inovar e otimizar os processos para conquistar melhores resultados.

2# A tendência das Assistentes Virtuais vai continuar

Junto com a IA, os Assistentes Virtuais continuarão crescendo e se tornando cada vez mais populares.

De acordo com dados do Google, 27% da população mundial já utiliza a busca por voz em seus dispositivos móveis.

Em 2022, estima-se que o valor de mercado dessa ferramenta será de US$ 40 bilhões (com 18% disso correspondendo a compras por pesquisas de voz).

E os assistentes virtuais (como os chatbots) podem ajudar muito sua empresa a se adequar a essa nova exigência. Como?

Os chatbots podem responder às perguntas dos consumidores sem que um humano precise se ocupar.

A IA que alimenta o chatbot dá a ele uma personalidade distinta, o que anima a experiência do cliente.

Os chatbots aumentam a qualidade das interações com o cliente, proporcionando uma experiência personalizada e agradável.

3# A jornada contínua do marketing de conteúdo

Ano após ano, o marketing de conteúdo se mantém nas listas de tendência. Porque? Além de muito eficaz, é uma tática que não para de evoluir. Por isso, é uma tendência certa todo ano!

Você quer se destacar em sua indústria? Você precisa começar a ocupar seu lugar no ambiente digital.

E com o conteúdo, sua empresa compartilha sua expertise e seu know-how, ajudando sua persona a resolver suas necessidades, bem como auxiliando na autoridade dos seus canais digitais.

E veja bem, quando falamos em “conteúdo”, não se trata apenas do blog, mas de todo tipo de conteúdo que um canal digital pode oferecer: vídeo, texto, voz (podcast), imagem. Opções não faltam.

No fim das contas, o marketing de conteúdo ajuda as empresas a angariar mais visitas, leads e conversões de forma orgânica, sem a necessidade de investir em mídia paga.

4# Aumento das estratégias multicanal

O seu público-alvo não está limitado a apenas um canal.

E sua empresa também não pode se limitar.

Com tantos canais de mídia social tendo profunda penetração no mercado e com grande número de usuários, estratégias de marketing digital eficazes exigirão presença abrangente e assertiva, de modo que seu negócio se torne uma unanimidade no dia a dia da persona.

Uma mensagem consistente, espalhada por vários canais digitais, se tornará cada vez mais forte.

5# União entre inbound e outbound

A capacidade de uma empresa de se adaptar às novas exigências do mercado não depende apenas das inovações que ela adota, mas de como ela utiliza as estratégias já bem-sucedidas de um modo inovador.

É o caso da estratégia que une inbound e outbound, utilizando as melhores boas práticas de cada tática, com objetivo de unir os esforços de marketing digital com a sabedoria por trás de um setor de inside sales totalmente estruturado.

Assim, é possível ter melhores resultados em um menor espaço de tempo.

 

Gostou de aprender mais sobre as tendências do marketing digital em 2022? Esperamos que essa lista ajude você a se preparar para um ano repleto de sucessos!

E se quiser ajuda nessa jornada, conte com a ajuda da Pipehline!

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