Planejamento estratégico 2022: tudo para você se preparar

Conheça algumas dicas infalíveis para você acertar no planejamento estratégico 2022 para suas vendas!

A pandemia impactou drasticamente as operações corporativas e o planejamento estratégico dos setores de vendas. Por isso, tanto 2020 quanto 2021 foram anos de reestruturação e mudanças.

Enquanto as empresas lutavam para alocar suas equipes no trabalho remoto, os funcionários precisavam se acostumar à nova rotina.

Ao mesmo tempo, os gerentes tiveram que desenvolver métodos para gerenciar a produtividade de sua equipe.

Hoje, no entanto, o cenário é outro: as empresas já estão adequadas ao novo estilo de trabalho, bem como seus clientes — sejam B2B ou B2C.

Por isso, 2022 é um ano diferente e extremamente promissor. Para sua estratégia ser bem-sucedida, é preciso começar a desenvolvê-la o quanto antes.

Mas como garantir que você crie o melhor planejamento estratégico para potencializar suas vendas? Vamos te explicar como, confira:

Primeiro, comece pela estratégia de vendas: sua empresa tem uma?

Um planejamento de vendas eficaz requer uma base estratégica sólida.

Cada ciclo de planejamento deve começar com a atualização da visão da empresa e da estratégia de mercado.

No decorrer de um único ano, podem surgir muitos: novos concorrentes ou a evolução dos antigos, diferentes condições de mercado ou mesmo uma pandemia.

A própria empresa pode mudar: focar em novos produtos ou serviços, abrir novas filiais ou mesmo reduzir de tamanho para evitar problemas.

Por isso, antes de tudo, olhe para suas condições atuais e para sua estratégia: os objetivos batem com sua visão de negócio e seu posicionamento? Sua meta de vendas faz jus ao seu market share?

Paralelamente, o planejamento estratégico requer uma compreensão do mercado atual e uma noção realista do mercado potencial.

Por isso, faça uma pesquisa e leitura sobre as condições de mercado atuais, de modo a compreender como sua empresa se encaixa e qual o potencial que ele apresenta.

1# Primeiro, olhe para o que aconteceu para então planejar o que vem pela frente

O primeiro passo para fazer seu planejamento estratégico para 2022 é dar um passo atrás e avaliar o que funcionou e o que não funcionou neste ano.

Você não pode seguir em frente sem fazer uma avaliação completa do seu estado atual. Responda:

  • Você está feliz com suas vendas?
  • Você alcançou seus objetivos?
  • Suas campanhas de marketing geraram o ROI esperado?
  • Você conhece os seus clientes, sabe quem são e onde encontrá-los?

Reserve algum tempo para examinar os resultados passados. Procure entender os pontos positivos e quais as oportunidades de melhoria.

O próximo passo é realizar uma análise SWOT, buscando entender quais mudanças você precisa fazer para conquistar seus objetivos no mercado.

2# Busque incansavelmente pelos seus objetivos

Depois de refletir sobre seu planejamento estratégico de 2021, você vai estabelecer metas mensuráveis para o próximo ano.

Partindo do que você aprendeu em 2021, comece a planejar sua estratégia de vendas para 2022 desenvolvendo metas palpáveis, mas ainda desafiadoras.

Embora seja bom ser otimista sobre o que você deseja, seja realista.

Definir metas que não são alcançáveis ​​pode ser frustrante, bem como reduzir a produtividade geral —  especialmente para marcas novas no mercado.

Certifique-se de que seus objetivos sejam específicos e viáveis, afinal, vão guiá-lo ao longo do ano.

Além disso, estabeleça prazos específicos e revisões periódicas para corrigir sua trajetória e garantir que nada saia dos trilhos.

3# Revise seu orçamento

Sabemos que a palavra “orçamento” pode causar arrepios. É compreensível. A conversa sobre dinheiro costuma ser desconfortável, mas 100% necessária.

Recomendamos que você revise seu orçamento antes de criar o planejamento estratégico perfeito. Neste ponto, pensar em como seus esforços de marketing são realizados é essencial.

Confira algumas dicas:

  • Invista em ações focadas nos canais que seus clientes estão;
  • Defina os melhores canais de vendas e de marketing de acordo com seus objetivos
  • Divulgue o orçamento para os gestores, de modo que eles estejam cientes dos gastos previstos;
  • Não se esqueça de considerar os custos ocultos do processo de vendas e marketing (como pesquisas com clientes);
  • Não tenha medo de mudar o planejamento estratégico e realocar fundos — afinal, se um investimento não traz retorno, não há motivos para continuar gastando com isso;

4# Saiba quem é o seu público

Lembra que mencionamos a importância de conhecer seu público? Isso faz toda diferença na hora de criar seu planejamento estratégico.

Afinal, de nada adianta definir seu orçamento ou estabelecer metas alcançáveis se nada disso tem a ver com seu público.

Porque focamos nesse ponto? Veja bem: os hábitos e o comportamento do consumidor mudaram em quase todos os setores nos últimos anos.

E claro, seu próprio negócio passou por mudanças!

Agora é o momento perfeito para pesquisar se o seu público-alvo de 2020 e 2021 ainda é o seu público “certo” atual. Pode valer a pena realizar pesquisas de mercado, por exemplo.

5# Comunique-se (ainda mais) com seus clientes

É provável que você tenha maneiras de se comunicar com seus clientes, certo? Então use esses canais e procure outros para explorar!

Envolva-se com seu público-alvo nas redes sociais: poste enquetes no Instagram, envie um tweet pedindo a opinião dos consumidores, use sua seção de comentários como uma forma de conversar com os clientes, pergunte aos clientes mais recorrentes sobre seus produtos favoritos.

Opções não faltam!

 

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas ajudem você nessa importante etapa para o seu negócio!

Que tal seguir aprendendo sobre marketing e vendas? É só seguir de olho nos conteúdos do nosso blog!

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