6 passos para melhorar sua gestão de vendas em 2022

Conheça 6 passos diferenciais para você melhorar como gestor de vendas em 2022 e conquiste melhores resultados!

Com a chegada de 2022, as empresas buscam otimizar suas estratégias de vendas. Para fazer isso, o gestor de vendas precisa se atualizar para garantir um melhor desempenho do setor, de modo a atingir as novas metas e encontrar as expectativas dos clientes.

Ainda em 2021, a pandemia trouxe mais mudanças e disrupções para todos os segmentos. Tendências como o trabalho híbrido, eventos virtuais e prospecção em vídeo foram aceleradas.

A forma que o setor de vendas trabalha hoje é muito diferente do que em 2019, por exemplo.

Com um novo ciclo já se iniciando, como o gestor de vendas deve se preparar para garantir melhores resultados e ser, em geral, um profissional mais completo? Confira em nosso post!

1# Evite o microgerenciamento

Com o impacto do COVID-19, tudo parou. Isso afetou muito as vendas. Como a maioria das empresas migraram para o home office, os gestores de vendas se viram diante de uma rotina de microgerenciamento. Esta é uma prática errada que deve ser evitada.

Em vez de microgerenciar, você deve dar alguma flexibilidade à sua equipe de vendas que está trabalhando em casa.

Como existem muitos desafios na venda remota, essa flexibilidade manterá a equipe de vendas motivada, o que ajudará ainda mais a melhorar a produtividade no trabalho.

2# Guie, Capacite e Treine os vendedores

Você deve tirar um tempo de sua agenda para garantir que cada um de seus funcionários recebam treinamento ou mesmo coaching individual.

Embora isso possa levar muito tempo, é algo necessário para compreender seus funcionários, entender seu momento, seus objetivos e alinhar seu plano de carreira.

O acompanhamento regular e consistente é a melhor maneira de garantir que sua equipe seja qualificada, confiante e produtiva.

Além disso, um bom treinamento prepara sua equipe para lidar com qualquer situação, possibilitando que eles possam superar as mais duras objeções de vendas.

3# Realinhe seu foco no cliente

Em uma organização que prioriza o cliente, é fundamental garantir que seus vendedores estejam em sintonia com qualquer mudança de mercado.

Você entende o que é importante para seus clientes em potencial, o que os faz comprar e por que eles estão comprando? Esses fatores são os mesmos que eram em 2021?

Uma forma de fazer isso é mapeando as razões pelas quais seus clientes estão comprando, as dores que eles estão tentando resolver e como você lida com essas dores.

Esses insights vão ser valiosos para o gestor de vendas poder redesenhar os processos e criar estratégias de vendas mais eficazes.

4# Busque negociar com os compradores certos

Nem todo cliente pode comprar seus produtos ou serviços.

A equipe de vendas pode levar algum tempo para encontrar e converter clientes, e os gestores de vendas devem garantir que os vendedores não percam tempo com clientes em potencial inadequados.

Entender o perfil dos clientes é crucial para que a equipe possa otimizar os processos e se tornar mais eficiente na abordagem de vendas.

Uma forma de fazer isso é rever sua buyer persona, que é um documento que define as características de um cliente que melhor se adequam aos produtos ou serviços da empresa.

Ele define certos atributos, como o preço mínimo que um comprador está disposto a desembolsar para adquirir os produtos ou serviços da empresa.

5# Simplifique o processo de vendas

Falando em agilizar, implementar um novo processo de vendas pode ser a resposta para melhorar os resultados, incentivar os vendedores e facilitar as entregas.

Como? Bom, sabemos que o setor de vendas é extremamente dinâmico, mas definir alguns pilares pode ser bem útil.

Um exemplo é o script de vendas, que serve como guia para as abordagens dos vendedores, tornando-as mais consistentes.

6# Tenha uma atitude positiva

Ninguém pode ganhar todas as vezes. Você como gestor de vendas e seus vendedores vão enfrentar perdas e falhas ao longo do caminho. Por isso, especialmente após um ano tão desafiador, manter uma atitude positiva é essencial.

A mentalidade de um gestor de vendas pode definir o tom certo para todo o setor.

Se ele for positivo, ele motivará outros membros da equipe também a se tornarem positivos. E em um ambiente positivo, todos têm um desempenho melhor. Naturalmente, é algo que pode levar a resultados financeiros incríveis.

 

Gostou das nossas dicas para que você possa ser um melhor gestor de vendas em 2022? Buscamos separar algumas orientações diferentes, para que você saia do comum.

Que é necessário definir metas você sabe, não é uma novidade. No entanto, existem alguns detalhes que passam despercebidos em meio à criação do planejamento estratégico de vendas.

Como o cuidado em relação ao microgerenciamento e a atitude positiva do gestor de vendas, que são essenciais para garantir um processo mais fluido.

E agora, que tal implementar tudo isso em sua rotina e tornar-se um gestor de vendas mais completo em 2022? Nos conte os resultados!

E para mais conteúdos para melhorar seus resultados, siga lendo o nosso blog!

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